sexta-feira, 15 de maio de 2009

UM LIVRO PRONTO À PROCURA DE UMA EDITORA

Concluí, nesta sexta feira, 15 de maio de 2009, o meu primeiro romance: O SERVO, cuja capa, imaginada por mim,
traz o quadro de Jusepe de Ribera: "Allegory of Touch", exposto no Museu do Prado de Madri.

É um romance com 450 páginas divididas em 100 capítulos. Conta a história de uma criatura "não-criada", presa num espelho, capaz de satisfazer todos os desejos de quem, por acidente ou intencionalmente, nesse espelho se olhar. O "ser-do-espelho" só exige em troca uma coisa simples: que o espelho lhe seja devolvido dentro de 30 dias, caso contrário...

A história é uma ficção, mas os dados são científicos e facilmente comprováveis. Os fenômenos sustentam-se na Cabala e na Bíblia. Ambienta-se no Rio de Janeiro de 1950 a 2005, mas sua verdadeira história se passa em Praga, capital da ex Tchecoslováquia e depois viaja por Londres e Jerusalém.

Do ponto de vista espiritual o livro enfoca a viagem mística do "ser criança" para o "ser adulto", carregando no seu bojo toda a gama de "descobertas" e, contraditoriamente, toda uma variedade de "mistérios" até hoje insolúveis.

A figura do Turco construindo o seu boneco é perfeita para representar a história contada em "O Servo" porque imediatamente, ao olhar melhor para o quadro nos vem a idéia de que tão logo o boneco esteja pronto o Turco soprar-lhe-á o sopro da vida, que é uma das mais interessantes passagens do capítulo 55.

Do ponto de vista emocional fiz o livro pensando na melhor resposta à seguinte pergunta: "Mestre, qual o seu desejo?" As respostas que se seguem nas 450 páginas dão conta de que a felicidade pessoal nem sempre é a melhor satisfação para quem vive num pequeno planeta a 150 milhões de quilômetros da sua principal fonte de luz e calor.
Pois é, o livro está pronto. Editoras, habilitem-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário